Propostas Pedagógicas

O trabalho desenvolvido pelo Centro Educacional Professor Cândido de Vilhena é baseado na concepção de ensino-aprendizagem, que incentiva o aluno a construir seu conhecimento através de situações desafiadoras, na interação com o outro e no convívio social.

 

O processo de aprender a aprender possibilita aos alunos o exercício consciente de sua cidadania, preparando-os para desafios do futuro.

O compromisso da escola em trabalhar os valores morais e sociais, é pela crença de que se pode e deve dar condições para que os alunos valorizem a honestidade, a integridade, a responsabilidade, o respeito e a solidariedade.

 

A proposta pedagógica da Educação Infantil visa possibilitar que a criança seja agente de seu processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, garantindo uma constante sistematização dos temas trabalhados. Procura-se desenvolver o convívio com o mundo matemático, da leitura e a estabelecer vínculos afetivos de trocas com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, a brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos e desejos.

 

No Ensino Fundamental a proposta pedagógica dá continuidade ao processo iniciado na educação infantil e procura desenvolver todo conteúdo programático de acordo com os parâmetros curriculares nacionais.

 

* Nossa proposta pedagógica foi elaborada como PLANO TRIENAL, através do Planejamento Participativo em 2007 com validade até 2009.

 

Enfatiza-se a produção escrita, desde o primeiro ano e os conteúdos gramaticais são trabalhados em função de sua aplicação nos textos produzidos pelo aluno. O desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático é priorizado através da importância dada a resolução de problemas envolvendo situações da vida diária. Procura-se desenvolver o senso crítico pela análise dos acontecimentos passados e presentes que constituem a programação de história e geografia e o espírito científico através da sistematização das experiências em ciências. Nas atividades de modo geral, há a preocupação de possibilitar aos alunos a organizarem suas idéias, serem capazes de expressarem-se com clareza sobre diferentes assuntos, serem solidários e cooperadores nas situações de sala de aula.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

O Centro Educacional Professor Cândido de Vilhena busca uma prática educativa que dê condições de aprendizagens para os alunos vivenciarem, se desenvolverem de forma crítica e participativa, capazes de atuarem com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

 

Os conteúdos são considerados como um meio para este desenvolvimento amplo do aluno. Através de projetos interdisciplinares, procuramos capacitá-los a estabelecer relações significativas entre o conhecimento adquirido, utilizando-os na transformação e construção de novas relações sociais.

 

Nossa avaliação contínua possibilita dar aos conteúdos de ensino, a interação entre desenvolvimento pessoal e aprendizagem. A avaliação acompanha todos os momentos da construção do conhecimento enfatizando os aspectos qualitativos. Registros em tabelas, listas de controle e diários de classe são instrumentos que servem à observação sistemática do professor sobre o desenvolvimento do aluno. Várias e diversificadas produções são realizadas pelos alunos para se garantir um quadro real das aprendizagens conquistadas.

 

Na Educação Infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.

 

No Ensino Fundamental aluno será promovido por média em cada disciplina, se obtiver vinte e oito (28) pontos nas quatro (04) avaliações bimestrais, tendo como média sete (7,0).

 

A escola oferecerá estudos de recuperação semestral para os alunos que não obtiverem média mínima sete. A recuperação dar-se-á através de aula, estudos dirigidos, trabalhos individuais ou em grupos sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo. A nota obtida na recuperação será substituída,quando maior, pela menor nota do 1º semestre. Ao aluno que não obtiver os vinte oitos pontos o cálculo obedecerá a seguinte fórmula:

 

M.F. + N.R : 2 , que deverá ser no mínino cinco(5,0).

MF = 1ª+2ª+3ª+4ª : 4 NR = (NOTA RECUPERAÇÃO)

 

OBJETIVOS GERAIS

 

  • Oportunizar condições aos alunos de desenvolvimento integral visando à formação básica de cidadãos críticos, participativos e solidários;
  • Criar condições para que os alunos desenvolvam a criatividade;
  • Capacitar os alunos para analisarem e assimilarem o processo de mudança;
  • Oportunizar situações para que os alunos se percebam como ser dinâmico, em um crescimento de descoberta e cultivo pessoal e social.